A TECNOLOGIA RFID

 OS BENEFÍCIOS DA ETIQUETA INTELIGENTE 


Cláudio Gonçalves Bernardo 
* Graduado em PEDAGOGIA ( UERJ ) e ECONOMIA ( FITO ), Especialista em ANÁLISE DE  SISTEMAS ( JMS / PUC-RJ ), Mestrando em ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO ( IPT / USP ) e Professor de Cursos de Tecnologia de Informação na UNIBERO. Trabalha em Desenvolvimento de Projetos há 14 anos. ( Set / 2004 ).


 
1. INTRODUÇÃO

1.1. Objetivos
Especialistas em novidades da tecnologia afirmam que mais cedo ou mais tarde as etiquetas inteligentes estarão nos produtos que qualquer consumidor vier a comprar. Afirmam que esses pequenos chips revolucionarão a logística de estoque. Esses especialistas acreditam que essa etiqueta inteligente revolucionará o rastreamento e o gerenciamento de todo o processo, desde equipamento industrial a  produtos farmacêuticos.

Colocando-se uma etiqueta em uma peça ou uma embalagem, um objeto “passará informações” sempre que receber um sinal de rádio de um sensor de rastreio.
O objetivo deste artigo é apresentar a tecnologia de Identificação por Rádio- freqüência (Radio Frequency Identification - RFID), demonstrando como a etiqueta inteligente já está revolucionando o mercado, e quais são as suas principais vantagens 

1.2. Justificativa
A justificativa de tanta importância em torno da identificação por freqüência de rádio deve-se à possibilidade de reconhecimento de produtos com potenciais ganhos de eficiência e novos horizontes de serviços ao longo da cadeia de abastecimento, trazendo para os dias atuais possibilidades anteriormente constantes apenas no imaginário dos grandes empresários.

Surgem então notícias de que algumas empresas já estão investindo maciçamente nessa tecnologia. As empresas Boeing e a Airbus, gigantes na fabricação de aeronaves, exigem de seus mais de 2 mil fornecedores a identificação de peças de aviões e motores utilizando essa tecnologia com o objetivo de evitar erros de manufatura. 

A rede de supermercados Wal-Mart confirmou a exigência feita a seus fornecedores de que todos os produtos vendidos pela rede devem conter etiquetas RFID.  A Microsoft está entrando no jogo com o anúncio de que  pretende desenvolver softwares e serviços para suportar o uso de RFID nos setores industrial e de varejo. 


2. O FUNCIONAMENTO DA TECNOLOGIA 
RFID


2.1. 
RFID - Identificação por Radiofreqüência

RFID é a abreviação de Radio Frequency Identification – Identificação por Radiofreqüência. Diferentemente do feixe de luz utilizado no sistema de código de barras para captura de dados, essa tecnologia utiliza a freqüência de radio. 

Na década de 1980, o Massachusetts Institute of Technology (MIT), juntamente com outros centros de pesquisa, iniciou o estudo de uma arquitetura que utilizasse os recursos das tecnologias baseadas em radiofreqüência para servir como modelo de referência ao desenvolvimento de novas aplicações de rastreamento e localização de produtos.

 Desse estudo, nasceu o Código Eletrônico de Produtos - EPC (Electronic Product Code). O EPC definiu uma arquitetura de identificação de produtos que utilizava os recursos proporcionados pelos sinais de radiofreqüência, chamada posteriormente de
RFID (Radio Frequency Identification).

2.2. Utilização 

A necessidade de captura das informações de produtos que estivessem em movimento incentivou a utilização da radiofreqüência em processos produtivos. Juntou-se a isso a necessidade de utilização em ambientes insalubres e em processos que impediam o uso de código de barras. Essa tecnologia facilita o controle do fluxo de produtos por toda a cadeia de suprimentos de uma empresa, permitindo o seu rastreamento desde a sua fabricação até o ponto final da distribuição. 

Tal
tecnologia  utiliza as Etiquetas Inteligentes – etiquetas eletrônicas com um microchip instalado – que são colocadas nos produtos. Esse produto pode ser rastreado por ondas de radiofreqüência utilizando uma resistência de metal ou carbono como antena. 

2.3. Processo de Comunicação

As Etiquetas Inteligentes são capazes de armazenar dados enviados por transmissores. Elas respondem a sinais de rádio de um transmissor e enviam de volta informações quanto a sua localização e identificação. O microchip envia sinais para as antenas, que capturam os dados e os retransmitem para leitoras especiais, passando em seguida por uma filtragem de informações, comunicando-se com os diferentes sistemas 
da empresa, tais como Sistema de Gestão, Sistema de Relacionamentos com Clientes, Sistemas de Suprimentos, Sistema de Identificação Eletrônica de Animais, entre outros.


Esses sistemas conseguem localizar em tempo real os estoques e mercadorias, as informações de preço, o prazo de validade, o lote, enfim, uma gama de informações que diminuem o processamento dos dados sobre os produtos quando encontrados na linha de produção.

2.4. Componentes da
RFID
Os componentes da tecnologia RFID são três: Antena, Transceiver (com decodificador) e Transponder (chamado de RF Tag ou apenas Tag), composto de antena e microchip.

2.4.1. Antena

A antena ativa o Tag, através de um sinal de rádio, para enviar/trocar informações (no processo de leitura ou escrita). As antenas são fabricadas em diversos tamanhos e formatos, possuindo configurações e características distintas, cada uma para um tipo de aplicação. Quando a antena, o transceiver e o decodificador estão no mesmo invólucro recebem o nome de “leitor”.

2.4.2. Transceiver e Leitor

O leitor emite freqüências de rádio que são dispersas em diversos sentidos no espaço, desde alguns centímetros até alguns metros, dependendo da saída e da freqüência de rádio utilizada. O leitor opera pela emissão de um campo eletromagnético (radiofreqüência), a fonte que alimenta o Transponder, que, por sua vez, responde ao leitor com o conteúdo de sua memória.

Por apresentar essa característica, o equipamento pode ler através de diversos materiais como papel, cimento, plástico, madeira, vidro, etc... Quando o Tag passa pela área de cobertura da antena, o campo magnético é detectado pelo leitor, que decodifica os dados codificados no Tag, passando-os para um computador realizar o processamento.


2.4.3. Transponder

Os Transponders (ou RF Tags) estão disponíveis em diversos formatos, tais como cartões, pastilhas, argolas e em materiais como plástico, vidro, epóxi, etc. Os Tags têm 2 categorias: Ativos e Passivos. Os primeiros são alimentados por uma bateria interna e permitem processos de escrita e leitura. Os Tags Passivos são do tipo só leitura (read only), usados para curtas distâncias. 
 

3. APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA  RFID NOS NEGÓCIOS

3.1. Situação Atual do Mercado

O mercado já utiliza a tecnologia RFID, especialmente na área de logística e retaguarda,  principalmente em carretas, paletes ou mesmo caixas de despacho de produtos. O setor de indústrias produtoras de carne também dedica especial atenção à tecnologia, utilizando-a para a identificação animal e a coleta de dados a campo, ferramentas de controle para os diferentes estágios da produção e das quantidades de estoque.


3.2. Vantagens do uso de Radiofreqüência
Como vantagens da tecnologia RFID podemos destacar, entre outras:
. a capacidade de armazenamento, leitura e envio dos dados para etiquetas ativas;
. a detecção sem necessidade da proximidade da leitora para o reconhecimento dos dados;
. a durabilidade das etiquetas com possibilidade de reutilização ;
. a redução de estoque;
. a contagem instantânea de estoque, facilitando os sistemas empresariais de inventário;
. a precisão nas informações de armazenamento e velocidade na expedição; 
. a localização dos itens ainda em processos de busca;
. a melhoria no reabastecimento com eliminação de itens faltantes e aqueles com validade vencida;
. a prevenção de roubos e falsificação de mercadorias; 
. a coleta de dados animais ainda no campo;
. o processamento de informações nos abatedouros;
 . a otimização do processo de gestão portuária, permitindo às companhias operarem muito próximo da capacidade nominal dos portos.


CONCLUSÃO

 Além do mercado de logística, a área de varejo também já "percebeu" a grande vantagem na instalação dessa
tecnologia. Como consequência prestadores de serviços e grandes fornecedores já adotam operações com RFID. Esta nova tecnologia agrega eficiência e resultados efetivos. A previsão é de que no futuro todos os mercados adotarão essa tecnologia, queiram eles ou não.

A agilização dos procedimentos e o incremento no processamento dos dados permitem uma melhor visibilidade dos produtos pertencentes à organização. Isso garante um diagnóstico exato, eliminando riscos de falha na previsibilidade e erros na profilaxia dos negócios, ou seja, maior lucratividade, menor perda de tempo e mais geração de renda.

Há ainda um longo caminho para ser percorrido, pois a tecnologia de Identificação por Radiofreqüência não é somente uma questão tecnológica, mas também uma questão de padronização mundial, o reconhecimento por todos os mercados comuns.

As vantagens virão com certeza, mas para isso é necessário que todos utilizem o mesmo padrão, que toda a cadeia produtiva e comercial esteja sintonizada na mesma freqüência.

 

texto adaptado para os propósitos da disciplina TEORIA GERAL DOS SISTEMAS I

para obter o texto completo, incluindo a bibliografia acesse o endereço abaixo.   

FONTE: http://unibero.edu.br/download/revistaeletronica/