ESCOLAS INOVADORAS

Escola Lumiar

INTRODUÇÃO

O Programa Escolas Inovadoras Microsoft tem o objetivo de pesquisar denominadores comuns sobre modelos e metodologias de educação inovadoras e oferecer apoio para a integração de tecnologias que promovam e melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

Antes de iniciar o programa 100 países submeteram seus projetos, 12 escolas foram eleitas no mundo todo, entre as escolhidas, a escola brasileira LUMIAR.

Todas essas entidades desenvolveram um trabalho em conjunto com a Microsoft e a Universidade de Stanford (EUA) por dois anos para desenvolver soluções que aperfeiçoem processo de ensino aprendizagem dos estudantes.

A ESCOLA LUMIAR  trabalha com um modelo que desenvolve um sistema de governança escolar democrática e organiza o currículo baseado em um sistema chamado “Mosaico”. Esse sistema permite o mapeamento das competências e habilidades e o cruzamento deste com as áreas curriculares definidas como necessárias pelo MEC para o aprendizado do aluno.

A metodologia da ESCOLA LUMIAR integrada à tecnologia Microsoft  contribui com a inovação pedagógica e beneficia o cenário das escolas brasileiras desenvolvendo o potencial dos alunos e formando cidadãos conscientes do seu papel na sociedade.

Reportagem: Joana Mendes

 ESCOLA LUMIAR

Ensino democrático e currículo que reflete a essência dos Parâmetros Curriculares Brasileiros (PCNs), construído pelo aluno baseado em seus interesses, nas suas competências e habilidades.


Foi devido a este conjunto de características que a Escola Lumiar localizada em São Paulo e com uma unidade na escola municipal Lajeado, em Santo Antonio do Pinhal (SP), foi validada por especialistas em educação da Microsoft como uma das 12 mais inovadoras do mundo.

 

O anúncio foi feito por Bill Gates, fundador da Microsoft, durante o Fórum Europeu de Líderes e Governos, realizado em Edimburgo, na Escócia. O evento lançou o Programa Escolas Inovadoras, que tem como objetivo criar modelos de aprendizado para a educação básica, ensino fundamental e médio.

 

A idéia principal do projeto é criar uma nova escola para o século XXI, que compartilhe do das propostas sociais da Microsoft: (1) prover capital humano, (2)  propriedade intelectual experiência tecnológica e (3) conhecimento para que as pessoas exercitem a cidadania, trabalhem e entendam a economia global.

 

A educação é a chave para o desenvolvimento econômico e para a competitividade dos países”, afirmou Bill Gates. “É a chave para o fomento das condições econômicas e sociais necessárias para os empresários terem sucesso, para os trabalhadores prosperarem na economia do conhecimento e para todos realizarem seu potencial pleno. A Microsoft está empenhada em ajudar a fortalecer a educação trabalhando em parceria com educadores e alunos de todo o mundo”, completou.

 
Para a Lumiar, educar é um processo permanente de desenvolvimento humano, que se dá pela aprendizagem – e aprender é construir e expandir capacidades (tornar-se capaz de fazer o que antes não se conseguia fazer).

O foco, portanto, está na construção e expansão, por alunos ativos, participantes e auto-motivados, de competências e habilidades. O currículo é uma matriz de competências que engloba as expectativas de aprendizagem que a escola tem para os alunos.

A aprendizagem se dá de forma ativa, através da solução de problemas, em projetos desenvolvidos a partir dos interesses dos alunos.

A avaliação não se faz por testes, provas, exames, mas sim com base em observações, interações, diálogos com os múltiplos agentes envolvidos no processo – inclusive com o próprio aprendente.


TUTOR E PROFESSOR

Dois profissionais pedagógicos apóiam o aluno na Lumiar. Um é o tutor, misto de orientador, mentor, coach, que acompanha o aluno ao longo de toda a sua permanência na escola, interage com sua família, etc.; o outro é o mestre, apaixonado por um saber-fazer, que organiza, coordena, apóia e avalia os projetos de aprendizagem dos alunos, cuidando que estes desenvolvam, ao realizar seus projetos, as competências que a escola espera que eles desenvolvam.

O que se chama de Mosaico no contexto da Lumiar é, em última instância, um complexo Sistema de Gestão da Aprendizagem (SGA) voltado para o ambiente escolar.

Como SGA o Mosaico contém três principais componentes – ou subsistemas – básicos:

 ·         A Matriz de Competências

·         O Banco de Projetos

·         O Portfólio de Aprendizagem

 A Matriz de Competências é o subsistema que define e descreve o currículo da Escola Lumiar. Ele define, portanto, o que os alunos devem (ou A Matriz de Competências é o subsistema que define e descreve o currículo da Escola Lumiar. Ele define, portanto, o que os alunos devem (ou podem) aprender no âmbito da Lumiar.

O Banco de Projetos é o subsistema que descreve as partes integrantes da metodologia da Escola Lumiar. É através do trabalho com projetos que os alunos aprendem – isto é, desenvolvem competências – no âmbito da Lumiar. Se a Matriz de Competências define e descreve “o que” os alunos devem (ou podem) aprender, o Banco de Projetos define “como” eles irão aprender o que devem (ou podem) aprender

Por fim, o Portfólio de Aprendizagem é o subsistema que descreve o itinerário de aprendizagem dos alunos dentro da Lumiar. Ele conterá, primeiro, uma avaliação inicial do aluno que entra na escola, que procurará detalhar quais competências (dentre aquelas definidas e descritas na Matriz de Competências) o aluno já domina ao entrar na escola, e em que nível as domina. 

 

(*) para mais informação acesse: http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/anuncio.mspx