ESCOLAS INOVADORAS
Escola Lumiar
INTRODUÇÃO
O Programa Escolas Inovadoras
Microsoft tem o objetivo de pesquisar denominadores comuns sobre modelos e
metodologias de educação inovadoras e oferecer apoio para a integração de
tecnologias que promovam e melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
Antes de iniciar o programa 100
países submeteram seus projetos, 12 escolas foram eleitas no mundo todo, entre
as escolhidas, a escola brasileira LUMIAR.
Todas essas entidades desenvolveram um
trabalho em conjunto com a Microsoft e a Universidade de Stanford (EUA) por
dois anos para desenvolver soluções que aperfeiçoem processo de ensino
aprendizagem dos estudantes.
A ESCOLA LUMIAR trabalha com
um modelo que desenvolve um sistema de governança escolar democrática e
organiza o currículo baseado em um sistema chamado “Mosaico”. Esse sistema
permite o mapeamento das competências e habilidades e o cruzamento deste com as
áreas curriculares definidas como necessárias pelo MEC para o aprendizado do
aluno.
A metodologia da ESCOLA LUMIAR integrada à tecnologia Microsoft contribui com a inovação pedagógica e beneficia o cenário das escolas
brasileiras desenvolvendo o potencial dos alunos e formando cidadãos
conscientes do seu papel na sociedade.
Reportagem: Joana Mendes
ESCOLA LUMIAR
Ensino democrático e currículo
que reflete a essência dos Parâmetros Curriculares Brasileiros (PCNs),
construído pelo aluno baseado em seus interesses, nas suas competências e
habilidades.
Foi devido a este conjunto de características que a Escola Lumiar localizada em São Paulo e com
uma unidade na escola municipal Lajeado, em Santo Antonio do Pinhal (SP), foi
validada por especialistas em educação da Microsoft como uma das 12 mais
inovadoras do mundo.
O anúncio foi feito por Bill Gates, fundador da Microsoft, durante o Fórum Europeu
de Líderes e Governos, realizado em Edimburgo, na Escócia. O evento lançou o Programa
Escolas Inovadoras, que tem como objetivo criar modelos de aprendizado para
a educação básica, ensino fundamental e médio.
A idéia principal do projeto é
criar uma nova escola para o século XXI, que compartilhe do das propostas
sociais da Microsoft: (1) prover capital humano, (2) propriedade intelectual
experiência tecnológica e (3) conhecimento para que as pessoas exercitem a
cidadania, trabalhem e entendam a economia global.
“A educação é a chave para o
desenvolvimento econômico e para a competitividade dos países”, afirmou Bill
Gates. “É a chave para o fomento das condições econômicas e sociais necessárias
para os empresários terem sucesso, para os trabalhadores prosperarem na
economia do conhecimento e para todos realizarem seu potencial pleno. A
Microsoft está empenhada em ajudar a fortalecer a educação trabalhando em
parceria com educadores e alunos de todo o mundo”, completou.
Para a Lumiar, educar é um processo
permanente de desenvolvimento humano, que se dá pela aprendizagem – e aprender
é construir e expandir capacidades (tornar-se capaz de fazer o que antes não se
conseguia fazer).
O foco, portanto, está na construção e expansão, por alunos ativos,
participantes e auto-motivados, de competências e habilidades. O currículo é
uma matriz de competências que engloba as expectativas de aprendizagem que a
escola tem para os alunos.
A aprendizagem se dá de forma ativa, através da solução de problemas, em
projetos desenvolvidos a partir dos interesses dos alunos.
A avaliação não se faz por testes, provas, exames, mas sim com base em
observações, interações, diálogos com os múltiplos agentes envolvidos no
processo – inclusive com o próprio aprendente.
TUTOR E PROFESSOR
Dois profissionais pedagógicos apóiam o
aluno na Lumiar. Um é o tutor, misto de orientador, mentor, coach, que
acompanha o aluno ao longo de toda a sua permanência na escola, interage com
sua família, etc.; o outro é o mestre, apaixonado por um saber-fazer, que
organiza, coordena, apóia e avalia os projetos de aprendizagem dos alunos,
cuidando que estes desenvolvam, ao realizar seus projetos, as competências que
a escola espera que eles desenvolvam.
O que se
chama de Mosaico no contexto da Lumiar é, em última instância, um complexo
Sistema de Gestão da Aprendizagem (SGA) voltado para o ambiente escolar.
Como SGA o Mosaico contém três principais componentes – ou subsistemas –
básicos:
· A Matriz
de Competências
· O Banco
de Projetos
· O
Portfólio de Aprendizagem
A Matriz
de Competências é o subsistema que define e descreve o currículo da
Escola Lumiar. Ele define, portanto, o que os alunos devem (ou A
Matriz de Competências é o subsistema que define e descreve o currículo da
Escola Lumiar. Ele define, portanto, o que os alunos devem (ou podem) aprender
no âmbito da Lumiar.
O Banco de Projetos é o subsistema que descreve as partes integrantes da
metodologia da Escola Lumiar. É através do trabalho com projetos que os alunos
aprendem – isto é, desenvolvem competências – no âmbito da Lumiar. Se a Matriz
de Competências define e descreve “o que” os alunos devem (ou podem) aprender,
o Banco de Projetos define “como” eles irão aprender o que devem (ou podem)
aprender
Por fim, o Portfólio de
Aprendizagem é o subsistema que descreve o itinerário de
aprendizagem dos alunos dentro da Lumiar. Ele conterá, primeiro, uma avaliação
inicial do aluno que entra na escola, que procurará detalhar quais
competências (dentre aquelas definidas e descritas na Matriz de Competências) o
aluno já domina ao entrar na escola, e em que nível as domina.
(*) para mais informação acesse: http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/anuncio.mspx
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