CONCEITOS  BÁSICOS 

EM GESTÃO DA INOVAÇÃO


1.- ) GESTÃO: é uma forma mais elaborada de administrar e de gerenciar os recursos em um processo produtivo. Boas técnicas de gestão envolvem preocupações com a concertação (harmonização)

CONCERTAÇÃO: HARMONIZAÇÃO

CON – CUM: JUNTOS

CERTARE- BATALHAR, LUTAR, CERTARE

GESTÃO: ADMINISTRAR RECURSOS PARA CONCERTAÇÃO

Embora não seja possível encontrar uma definição universalmente aceita para o conceito de gestão, existe algum consenso sobre isto.

Aceita-se que gestão deva incluir, obrigatoriamente, um conjunto de tarefas que procuram garantir o uso eficiente de todos os recursos. Estes recursos devem ser disponibilizados pela organização, afim de serem atingidos os objetivos pré-determinados.

Em outras palavras, cabe aos gestores da inovação

(1) a otimização do funcionamento das organizações através da adoção de modelos inovadores de gestão, fundamentados na captura e tratamento de dados e informação relevante.

 (2) contribuir para o desenvolvimento organizacional e para a satisfação dos interesses de todos os seus colaboradores e proprietários.

(3) contribuir para a satisfação de necessidades da sociedade em geral ou de um grupo em particular. Para atender estes preceitos os gestores devem se apropriar de sólidos conhecimentos de gestão da inovação e de liderança.


2.-)  CADEIA DA PRODUTIVIDADE

O bom gestor (com perfil de líder) deve através da inovação agregar valor a produtos e serviços e estar permanentemente preocupado com a gestão de recursos.  O foco deve ser práticas voltadas para eficiência e eficácia.

Cadeia da produtividade

                RECURSOS à PRODUTOS ou  SERVIÇOS  à RESULTADOS

Conceitos
            EFICIÊNCIA: relação entre PRODUTOS ou SERVIÇOS / RECURSOS

            EFICÁCIA: relação entre RESULTADOS/PRODUTOS ou SERVIÇOS

OBS:- RECURSOS: (relacionar a série de recursos discutidos em sala de aula e acrescentar outros recursos não discutidos)

3.-) INVENÇÃO E INOVAÇÃO

Os termos invenção e inovação às vezes são confundidos, embora os conceitos sejam bem distintos.

3.1) Invenção


 Nas invenções é preciso investir em criatividade e ideias para criar algo novo, talvez um artefato, um serviço ou um equipamento. As invenções são úteis se tiverem potencial para permitir que as pessoas façam coisas de maneiras melhores e diferentes, ou que façam coisas que elas gostariam de fazer, mas não podiam fazer antes. Elas são úteis quando podem satisfazer um desejo ou necessidade que, sem elas, permaneceria inalcançável. Cabe destacar que, nem sempre, as invenções podem ser postas imediatamente em uso benéfico.

Uma invenção é, portanto, um novo processo, produto ou serviço derivados de novas ideias, criatividade e conhecimentos.

 

3.2.) Inovação

Segundo Michael Porter a inovação é a invenção somada à comercialização. É a inovação que põe o conhecimento novo em uso produtivo, permitir criar e comercializar processos, produtos ou serviços totalmente novos. A inovação pode criar novos produtos ou serviços para servir a novos mercados, permitindo a uma organização expandir sua base de mercado ou a faixa de beneficiários atendidos. 

O Manual de Oslo, elaborado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico – OCDE, na sua terceira edição, define a inovação como a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas. ( Fonte: UNISUL / LabSpace)

 Outras definições para inovação:

Para Peter Drucker, da Universidade de Claremont, inovação é o “ato de atribuir novas capacidades aos recursos (pessoas e processos) existentes na empresa para gerar riqueza.”.

Para Ernest Gundling, da 3M, uma nova prática apenas pode ser considerada inovação se for “implementado com sucesso e se produzir resultados econômicos.”.

Segundo C. K. Prahalad, da Universidade de Michigan, “Inovação é adotar novas tecnologias que permitem aumentar a competitividade da companhia.”.

 

4.-) CARACTERÍSTICAS DA SOCIEDADE MODERNA

 A humanidade experimenta, nos dias atuais, uma mudança vertiginosa no comportamento das pessoas.

Essa mudança decorre de vários fatores e analisá-los é sempre uma tarefa bastante complexa. Contudo, não escapa do seu foco o impacto dessa alteração comportamental nos hábitos e costumes dos indivíduos e da sociedade, bem como na forma como as organizações operam.

Essas alterações afetam de modo dramático a demanda por produtos e serviços de todo tipo e sua importância é tão significativa quanto à renda disponível, o índice de inflação ou a taxa de juros, por exemplo.

Assim, para obter e manter desempenho superior, as organizações necessitam buscar novos produtos, novos processos, novas formas de comunicação, novas formas de gestão, enfim, novas maneiras de realizar as mesmas coisas e não apenas novas coisas a serem realizadas.  

5.-)  IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO

Inovação é o processo estratégico empregado pela organização na criação de novos elementos, novos valores ou novas capacidades na aplicação de recursos, e na criação de novos processos e novos produtos/serviços

Os ciclos de vida dos produtos continuam diminuindo. A vantagem competitiva numa geração da vida de um produto não garante a liderança na próxima plataforma tecnológica. As empresas que competem em setores de rápida inovação tecnológica devem dominar a arte de prever as necessidades futuras dos clientes, idealizando produtos e serviços radicalmente inovadores, e incorporando rapidamente novas tecnologias de produto para dar mais eficiência aos processos operacionais e de prestação de serviços. Mesmo para empresas de setores com ciclos de vida relativamente longos, a melhoria contínua dos processos e produtos é fundamental para o sucesso em longo prazo.” (Robert Kaplan)

   

6.-) COMO SURGE A INOVAÇÃO

Para Peter Drucker, a inovação pode ser gerada a partir da sinergia de sete principais situações:

a)   Em conseqüência de fatos inesperados;

b)   Por necessidade;

c)  Por mudanças na indústria [nicho de atuação da empresa] ou no mercado;

d)   Mudanças demográficas;

e)   Mudanças de percepção;

f)   Novos conhecimentos

 

Autores: Sandro Tavares Silva e Bilmar Angelis de Almeida Ferreira FACULDADES INTEGRADAS Brasília - Distrito Federal.