CONCEITOS BÁSICOS EM GESTÃO DA INOVAÇÃO
1.- )
GESTÃO: é
uma forma mais elaborada de administrar e de gerenciar os recursos em um
processo produtivo. Boas técnicas de gestão envolvem preocupações com a concertação
(harmonização) CONCERTAÇÃO:
HARMONIZAÇÃO CON – CUM:
JUNTOS CERTARE-
BATALHAR, LUTAR, CERTARE GESTÃO:
ADMINISTRAR RECURSOS PARA CONCERTAÇÃO Embora
não seja possível encontrar uma definição universalmente aceita para o conceito
de gestão, existe algum consenso sobre isto. Aceita-se
que gestão deva incluir, obrigatoriamente, um conjunto de tarefas que
procuram garantir o uso eficiente de todos os recursos. Estes recursos
devem ser disponibilizados pela organização,
afim de serem atingidos os objetivos pré-determinados. (3)
contribuir para a satisfação de necessidades da sociedade em geral ou de um
grupo em particular. Para atender estes preceitos os gestores devem se
apropriar de sólidos conhecimentos de gestão da inovação e de liderança. 2.-)
CADEIA DA PRODUTIVIDADE O bom
gestor (com perfil de líder) deve através da inovação agregar valor a produtos
e serviços e estar permanentemente preocupado com a gestão de recursos. O
foco deve ser práticas voltadas para eficiência e eficácia. Cadeia da
produtividade
RECURSOS à PRODUTOS
ou SERVIÇOS à RESULTADOS Conceitos
EFICÁCIA: relação entre RESULTADOS/PRODUTOS
ou SERVIÇOS OBS:-
RECURSOS: (relacionar a série de recursos discutidos em sala de aula e
acrescentar outros recursos não discutidos) 3.-)
INVENÇÃO E INOVAÇÃO Os termos
invenção e inovação às vezes são confundidos, embora os conceitos
sejam bem distintos. Uma
invenção é, portanto, um novo processo, produto ou serviço derivados de novas
ideias, criatividade e conhecimentos. 3.2.)
Inovação Segundo
Michael Porter a inovação é a invenção somada à comercialização. É a inovação
que põe o conhecimento novo em uso produtivo, permitir criar e comercializar
processos, produtos ou serviços totalmente novos. A inovação pode criar novos
produtos ou serviços para servir a novos mercados, permitindo a uma organização
expandir sua base de mercado ou a faixa de beneficiários atendidos. O Manual de Oslo, elaborado
pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico – OCDE, na sua
terceira edição, define a inovação como a implementação de um produto
(bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um
novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de
negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas. (
Fonte: UNISUL / LabSpace) Outras definições para inovação: Para Peter Drucker, da Universidade de Claremont, inovação é o “ato
de atribuir novas capacidades aos recursos (pessoas e processos) existentes na
empresa para gerar riqueza.”. Para Ernest Gundling, da 3M, uma nova prática apenas pode ser
considerada inovação se for “implementado com sucesso e se produzir
resultados econômicos.”. Segundo C. K. Prahalad, da Universidade de Michigan, “Inovação é
adotar novas tecnologias que permitem aumentar a competitividade da companhia.”. 4.-) CARACTERÍSTICAS DA SOCIEDADE MODERNA A humanidade experimenta, nos
dias atuais, uma mudança vertiginosa no comportamento das pessoas. Essa
mudança decorre de vários fatores e analisá-los é sempre uma tarefa bastante
complexa. Contudo, não escapa do seu foco o impacto dessa alteração
comportamental nos hábitos e costumes dos indivíduos e da sociedade, bem como
na forma como as organizações operam. Essas
alterações afetam de modo dramático a demanda por produtos e serviços de todo
tipo e sua importância é tão significativa quanto à renda disponível, o índice
de inflação ou a taxa de juros, por exemplo. Assim,
para obter e manter desempenho superior, as organizações necessitam buscar
novos produtos, novos processos, novas formas de comunicação, novas formas de
gestão, enfim, novas maneiras de realizar as mesmas coisas e não apenas novas
coisas a serem realizadas. 5.-) IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO Inovação é o processo estratégico
empregado pela organização na criação de novos elementos, novos valores ou
novas capacidades na aplicação de recursos, e na criação de novos processos e
novos produtos/serviços “Os
ciclos de vida dos produtos continuam diminuindo. A vantagem competitiva numa
geração da vida de um produto não garante a liderança na próxima plataforma
tecnológica. As empresas que competem em setores de rápida inovação tecnológica
devem dominar a arte de prever as necessidades futuras dos clientes,
idealizando produtos e serviços radicalmente inovadores, e incorporando
rapidamente novas tecnologias de produto para dar mais eficiência aos processos
operacionais e de prestação de serviços. Mesmo para empresas de setores com
ciclos de vida relativamente longos, a melhoria contínua dos processos e
produtos é fundamental para o sucesso em longo prazo.” (Robert Kaplan)
6.-) COMO
SURGE A INOVAÇÃO Para Peter Drucker, a inovação pode ser gerada a
partir da sinergia de sete principais situações: a) Em conseqüência de fatos inesperados; b) Por necessidade; c) Por mudanças na indústria [nicho de atuação da empresa] ou
no mercado; d) Mudanças demográficas; e) Mudanças de percepção; f) Novos conhecimentos Autores: Sandro Tavares Silva e Bilmar
Angelis de Almeida Ferreira FACULDADES INTEGRADAS Brasília
- Distrito Federal. |