MODELO DE NEGÓCIO CANVAS

autores: EmpreendedorX


SEGUE O ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO DO MODELO CANVAS:


1o. PASSO:  Elabore uma capa com nome da UNIVERSIDADE, nome do Projeto, seu nome, o RA e a data

2o. PASSO: Resumidamente descreva aspectos importantes dos seguintes itens:

I)    Proposta de Valor. (serviço ou produto pretendido)

II)  Segmentos de Clientes.

III) Canais.

IV) Relações com Clientes.

V)  Recursos Chaves.

VI)  Atividades Chaves.

VII) Parcerias Chaves.


VIII)  Receitas e Custos. (este item pode ser aproximado)

3o. PASSO:  Elabore o painel de 9 blocos e liste resumidamente os aspectos notaveis de cada bloco.



SUPORTE TEÓRICO PARA DESENVOLVIMENTO DO MODELO CANVAS

                 A metodologia se baseia principalmente numa tela ou Painel denominado CANVAS onde o modelo Canvas é desenhado em nove blocos. Isto permite utilizando uma linguagem simples, visualizar, avaliar e modificar modelos de negócios.

Os Nove Blocos do Modelo (Visual Thinking).

        Esta divisão em blocos utiliza o conceito "Visual Thinking" que melhora a percepção e a compreensão de cada um destes módulos por meio da utilização de imagens, isto melhora e muito a assimilação por parte de nosso cérebro dos diferentes blocos.

Eles são denominados como:

I)    Segmentos de Clientes.

II)   Proposta de Valor.

III) Canais.

IV) Relações com Clientes.

V)  Receitas.

VI) Recursos Chaves.

VII) Atividades Chaves.

VIII) Parcerias Chaves.

IX)  Custos.

Porque Não Utilizar um Plano de Negócios no Startup.

Atualmente com a velocidade nas mudanças mundiais é impossível pensar em fazer um plano de negócios completo de 50 a 100 páginas. O tempo utilizado nesta tarefa nos tira do foco real que deve ser a validação do nosso produto ou serviço que desejamos colocar no mercado. Se bem o plano é abrangente ele é muito estático e pouco prático dificultando qualquer possibilidade de mudança sendo essencial sobre tudo no inicio do negócio.

 
Porque utilizar o Modelo Canvas.

              Esta metodologia permite de uma forma muito simples, que todas as pessoas envolvidas  e inclusos os possíveis investidores,  possam enxergar exatamente: O que é nossa empresa , o que faz, para quem o faz e como gera receitas. Outra característica importante é sua interface visual que facilita sua compreensão além de sua flexibilidade que permite sua mudança com extrema facilidade.

A que perguntas básicas responde o Modelo Canvas.

 

O QUE faz nossa empresa?

Produto ou serviço.

A QUEM esta destinado?

Publico Alvo.

COMO a empresa faz?

Recursos, Atividades Parcerias necessárias.

QUANTO entra e sai da Empresa?

Principais custos e receitas.

 

 PERGUNTAS

                            As respostas devem ser breves, que somente referenciem a ideia. O segredo aqui é simplificar, simplificar e simplificar o máximo que seja possível.

 I)  Segmento de Clientes.

      Para quem criamos valor?

      Quais são nossos clientes mais importantes?

II) Proposta de Valor.

      Que valor proporcionou a nossos clientes?

      Que problemas de nossos clientes estão solucionados?

III)  Canais (Distribuição e Comunicação).

      Que meios preferem utilizar nosso segmento de mercado? (ExLoja física, Virtual)

      Como estabelecer contato com os clientes?

IV)   Relacionamento com clientes.

      Que tipo de relacionamento que cada segmento de cliente

      espera ter para estabelecer e manter sua preferencia?

V)  Receitas.

      Porque valor os nossos clientes realmente estão dispostos a pagar?

      Como gostariam de pagar?

VI) Recursos Chave.

      Que recursos físicos, humanos, intelectuais ou econômicos são essenciais?

      Coisas Imprescindíveis?

VII) Atividades Chave.

      O que devemos Saber e fazer?

VIII) Parcerias Chave.

      Quem são nossos parceiros e provedores fundamentais?

IX)   Custos.

      Quais são os custos mais importantes do modelo de negocio (Recursos e Atividades chaves).



CONSIDERAÇÕES FINAIS

O modelo Canvas é muito mais complexo que o apresentado, o foco aqui é começar o mais rapidamente a trabalhar na validação da ideia ou seja colocar em pratica, trabalhar um produto/serviço e conquistar os primeiros clientes. 

Não importa que não esteja todo pronto como desejamos, cenários perfeitos não existem, até as grandes marcas lançam seus produtos/serviços com problemas de todo tipo, assim que não se preocupe se falta uma pratilheira, o programa está com um bug, ou algo assim, abra as portas e mostre a ideia ao seu cliente, valide a sua ideia. 

A medida que irá avançando, mais ideias apareceram, adicione estas ideias ao MODELO CANVAS

FONTE: http://empreendedorx.com.br/coach/demanda-clientes-necessidades-e-desejos

OBS:- Para avaliação do 2o.bimestre você deve apresentar, no dia da Prova 2 (P2) o PLANO DE NEGÓCIOS: proposta resumida e Modelo CANVAS, do seu PROJETO EMPREENDEDOR, invidualmente, seguindo a orientação apresentada.

O material entregue deve incluir, portanto:

      a.-) A proposta resumida (ideia/oportunidade e tecnologia adotada)

      b.-) O Modelo Canvas com seus 9 blocos.