IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES 1. INTRODUÇÃO
Empreender para muitos é uma tarefa arriscada. Ousar num mercado que já é dominado por grandes empresas são características de pessoas que têm coragem de arriscar e força para continuar seguindo mediante as desventuras de um mercado globalizado. “Um dos principais atributos do empreendedor é identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo” (prof. Fernado Dolabela) Inovar é o instrumento específico do espírito empreendedor. É o ato que contempla os recursos com a nova capacidade de criar riqueza. Essa maneira de inovar é abordada mostrando quando o empreendedor deve iniciar um negócio e como agir na criação dele.
As características essenciais de um empreendedor estabelecem relação direta com a visão que Louis Jacques Filion que retratou em seu artigo, a respeito da necessidade que o empreendedor tem de descobrir sua visão, ou seja, a forma como entender a idéia de empresa, quais são os elementos que a sustentam e como que o negócio irá se sustentar no decorrer do tempo. Filion elaborou um modelo que abrange quatro pilares para o empreendedor: 1o.- VISÃO DO MUNDO REAL O primeiro deles denomina-se weltanschauung, que não tem tradução correta para o Português, mas seria a visão do mundo, isto é como o empreendedor vê o que acontece ao seu redor, na sua realidade, o mundo “real”, o como ele se vê. Esta visão demonstra como a pessoa é vista através dos conceitos de valores, atitudes e intenções. Retratada para o universo empresarial, essa visão de mundo corresponde ao que o indivíduo opera ou pretende operar, o que irá gerenciar ou o que ele já gerencia. Neste conceito, o empreendedor fará do seu negócio um “espelho”, um reflexo do que ele é. Se a pessoa é organizada seu negócio será organizado. Para o empreendedor iniciar seu sonho, seu projeto de vida, ele deve primeiro se conhecer porque esse autoconhecimento irá ajudá-lo na hora de influenciar as pessoas a trabalharem em prol do seu objetivo, do seu sonho. Quanto mais cedo ele conseguir focar no seu projeto, mais cedo conseguirá dar início ao mesmo, e moldar as atitudes mentais dos seus colaboradores, para adequá-los a sua idéia para juntos alcançarem o sucesso. 2o.
ENERGIA - A segunda visão abordada por Filion (1991)
é a Energia, corresponde à quantidade e qualidade do
tempo dedicado ao trabalho. Essa energia é inter-relacionada ao
conceito de visão do mundo, pois quando o empreendedor desvenda
a área que quer trabalhar, ele irá começar a
planejar, a estudar o ambiente em que irá instalar seu
negócio. Através desse desprendimento de energia, ele
irá demonstrar para as pessoas que sabe o que está
fazendo e o como fazer, irá começar a liderar seus
colaboradores no caminho do sucesso. 3a. LIDERANÇA - A liderança é um paralelo entre a visão do mundo e a energia desprendida, pois a liderança está intimamente ligada à forma como o empreendedor se vê e a forma como ele irá influenciar a sua energia, é tudo uma questão de disciplina para si próprio e para os colaboradores, liderar também é disciplina. A liderança irá definir o tamanho da realidade que o empreendedor irá liderar. 4a.
RELAÇÕES - O último pilar proposto pelo
modelo de Filion aborda as relações. Esse pilar
é fundamental para o processo mais importante para o
empreendedor, pois é ele que influencia com maior
intensidade a criação e a evolução de uma
visão. Empreendedor: visão e sonhos A visão do empreendedor é o que o impulsiona a realizar seu sonho, a pôr em prática suas idéias. Para isso é necessário que a pessoa (o empreendedor) descubra qual é a sua visão? O que quer produzir? Qual será o produto que irá colocar no mercado? Em qual mercado irá se instalar? Essa visão é o que irá conduzi-lo para o sucesso, é o caminho que ele irá percorrer. Nesta etapa de visionário onde o empreendedor já domina todos os quatro pilares da visão, Filion demonstra que o processo de inicialização do negócio divide-se nas etapas: (1) o embrião que é a ideia do produto e/ou serviço; (2) desenvolvimento que retrata o estudo do mercado, do produto e da viabilidade; (3) a forma que são as idéias da empresa e o alvo os objetivos precisos a serem alcançados. É neste momento que as oportunidades aparecem, pois a pessoa já consegue visualizar bem suas ideias e começa a estudar as possibilidades de pô-las em prática.
3 IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES Identificar uma oportunidade é o primeiro passo para uma pessoa que quer se tornar um empreendedor, para tanto ela tem que saber diferenciar oportunidade de ideia Segundo o Dicionário Aurélio “oportunidade é ocasião, ensejo, lance, circunstância adequada ou favorável, conveniência”. Por sua vez, ideia “é a representação mental de uma coisa concreta ou abstrata, elaboração intelectual, concepção A oportunidade para o empreendedor é a concepção da ideia, e a ideia por si só não produz se não tiver a ocasião para pô-la em prática. Segundo Timmons “uma ideia
não passa de um instrumento na mão de um empreendedor. Da
mesma forma como um pincel pode gerar uma obra-prima ou
medíocre, dependendo das mãos que o utilizam, uma
ideia depende de um bom empreendedor para se transformar em um
negócio de sucesso”.
Os empreendedores ficam imersos na criação dos novos negócios, passam horas pensando, planejando, estudando o ambiente para a partir de toda análise poder começar o negócio. O processo de identificação de oportunidades começa nesse estudo, é ele que irá mostrar qual o ambiente que a nova empresa irá focar. Segundo o prof. Fernando Dolabela, as oportunidades podem ser identificadas através das seguintes posturas ativas : • Brainstormings;
• Estudos de áreas geográficas; • Estudo de setores; • Estudos de indústrias específicas; • Estudos prospectivos; • Estudos do ambiente tecnológico; • Análise de pauta de importação; • Análise de transformações e tendências de mercado; • Mercados emergentes; • Desenvolvimento dos hábitos prospectivo (antecipar os acontecimentos) e pró-ativo (tomar a iniciativa, enxergar oportunidades); • Análise de empresas/setores como cadeia de processos ou unidades de negócios; • Análise dos movimentos demográficos. Brainstorming é uma palavra que significa um avançado método para encontrar ideias. É a criação de novas ideias incomuns em um grupo de pessoas o que permite estimular a criatividade e identificação de oportunidades de negócios. Uma ieéia é um somatório de brainstorming. Os estudos das áreas geográficas é uma análise precisa do ambiente onde se pretende instalar o novo negócio, por exemplo, o arranjo produtivo local. Os estudos das industriais seguem o mesmo processo, focam em atividades fins como, por exemplo, telefonia celular, internet Os estudos dos recursos renováveis e não-renováveis é uma análise profunda sobre a matéria-prima que irá ser utilizada, é através de estudos como esses que foi projetado o Projeto do Biodisel, por exemplo. Estudar o ambiente tecnológico segue o conceito anterior, só que utiliza de recursos de Tecnologia da Informação mais intensamente inovações emergentes (RFID, Internet das coisas, Inteligencia Artificial...) A pauta de importações e suas variações é uma análise macroeconômica que fornece dados relevantes sobre importação e custos decorrentes desse proces.so As transformações e as tendências de mercado é um estudo do comportamento do consumidor e de fatos que possam ser importantes para a economia e para o mercado, por exemplo, a participação da mulher na força de trabalho. Analisar os mercados emergentes é a maneira de descobrir novos nichos logo na iniciação, áreas como educação, lazer, saúde possuem grande abrangência de nichos que ainda podem ser inicializados. O empreendedor deve desenvolver hábitos prospectivos e pró-ativo, pois dessa forma terá a visão, e logo em seguida iniciar o negócio, ter ambição, ser audacioso. Neste contexto descrito por Chiavenato, identifica-se que não é difícil ser empreendedor, apenas é necessário que o futuro empresário visualize suas idéias e procure estudar o ambiente no qual ele deseja se instalar. O importante é procurar não fazer o mesmo que os demais, dessa forma, o mercado torna-se saturado do produto e o risco de o negócio não dar certo é maior, é preciso correr o risco da inovação, criar para se ter diferencial de mercado.
Da idéia à Oportunidade Ter uma excelente idéia. Mas, e agora? Como saber se, mais do que uma idéia, você identificou uma oportunidade de fazer seu negócio dar certo, e obter o lucro desejado?
Visite: http://www.globalventures.com.br/opo.htm
Qual a
diferença entre Idéia e oportunidade? Há uma grande diferença entre idéia e oportunidade. Não enxergar estas diferenças é uma das grandes causas de insucesso. A confusão é muito comum entre os empreendedores iniciantes. Identificar e agarrar uma oportunidade é, por excelência, a grande virtude do empreendedor de sucesso. É necessário que o pré-empreendedor desenvolva essa capacidade, praticando sempre. Atrás de uma oportunidade sempre existe uma ideia, mas somente um estudo de viabilidade, que pode ser feito através do Plano de Negócios, indicará seu potencial de transformar-se em um bom negócio.
TEXTO
ADAPTADO PARA OS PROPÓSITOS DA DISCIPLINA EMPREENDEDORISMO I |