EMPREENDEDORISMO:

IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES

  
Sueli da Silva Cruz
Faculdade Vale do Ipojuca (FAVIP) - curso de Administração de Negócios 


1. INTRODUÇÃO


Saber identificar oportunidades de negócios é primordial para os empreededores e para tanto, se torna necessário definir o que é empreender.

Empreender para muitos é uma tarefa arrisca­da. Ousar num mercado que já é dominado por grandes empresas são características de pessoas que têm coragem de arriscar e força para continuar seguindo mediante as desventuras de um mercado globalizado. 

“Um dos principais atribu­tos do empreendedor é identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo” (prof. Fernado Dolabela)

Inovar é o instrumento específico do es­pírito empreendedor. É o ato que contempla os recursos com a nova capacidade de criar riqueza.  Essa maneira de inovar é abordada mostrando quando o empreendedor deve iniciar um negócio e como agir na criação dele.


2. DESCOBRINDO UMA VISÃO

As características essenciais de um empreendedor estabelecem relação direta com a visão que Louis Jacques Filion que retratou em seu artigo, a respeito da necessidade que o empreen­dedor tem de descobrir sua visão, ou seja, a forma como entender a idéia de empresa, quais são os elementos que a sustentam e como que o negócio irá se sustentar no decorrer do tempo.

Filion elaborou um modelo que abrange quatro pilares para o empreendedor:

1o.- VISÃO DO MUNDO REAL 

O primeiro deles denomina-se weltanschauung, que não tem tradu­ção correta para o Português, mas seria a visão do mundo, isto é como o empreendedor vê o que acontece ao seu redor, na sua realidade, o mundo “real”, o como ele se vê.

Esta visão demonstra como a pes­soa é vista através dos conceitos de valores, atitudes e intenções. Retratada para o universo empresarial, essa visão de mundo corresponde ao que o indivíduo opera ou pretende operar, o que irá gerenciar ou o que ele já gerencia.

Neste conceito, o empreendedor fará do seu negócio um “espelho”, um reflexo do que ele é. Se a pessoa é organizada seu negócio será organizado. Para o empreendedor iniciar seu sonho, seu projeto de vida, ele deve primeiro se conhecer porque esse autoconhecimento irá ajudá-lo na hora de influenciar as pessoas a trabalharem em prol do seu objetivo, do seu sonho. 

Quanto mais cedo ele conseguir focar no seu projeto, mais cedo conseguirá dar início ao mesmo, e moldar as atitudes mentais dos seus co­laboradores, para adequá-los a sua idéia para juntos alcançarem o sucesso.

2o. ENERGIA - A segunda visão abordada por Filion (1991) é a Energia, corresponde à quantidade e qualidade do tempo dedicado ao trabalho. Essa energia é inter-relacionada ao conceito de visão do mundo, pois quando o empreendedor desvenda a área que quer trabalhar, ele irá começar a planejar, a estudar o am­biente em que irá instalar seu negócio. Através desse desprendimento de energia, ele irá demonstrar para as pessoas que sabe o que está fazendo e o como fazer, irá começar a liderar seus colaboradores no caminho do sucesso.
Esta segunda visão está totalmente relacionada com a terceira que é Liderança. 

3a. LIDERANÇA - A liderança é um paralelo entre a visão do mundo e a energia des­prendida, pois a liderança está intimamente ligada à forma como o empreendedor se vê e a forma como ele irá influenciar a sua energia, é tudo uma questão de disciplina para si próprio e para os colaboradores, liderar também é disciplina. A liderança irá definir o tamanho da realidade que o empreendedor irá liderar.

4a. RELAÇÕES - O último pilar proposto pelo modelo de Filion aborda as relações. Esse pilar é fundamental para o processo mais importante para o empreende­dor, pois é ele que influencia com maior intensidade a criação e a evolução de uma visão.  
É quando o empreendedor começa a ver que seus relacionamen­tos são produtos sociais dos quais precisam para melhorar sua compreensão, sua visão, essas relações são o  medidor de temperatura do seu negócio. 

Empreendedor: visão e sonhos

A visão do empreendedor é o que o impulsiona a realizar seu sonho, a pôr em prática suas idéias. Para isso é necessário que a pessoa (o empreen­dedor) descubra qual é a sua visão? O que  quer produzir? Qual será o produto que irá colocar no mercado? Em qual mercado irá se instalar? Essa visão é o que irá conduzi-lo para o sucesso, é o ca­minho que ele irá percorrer.

Nesta etapa de visionário onde o empreendedor já domina todos os quatro pilares da visão, Filion demonstra que o processo de inicialização do negócio divide-se nas etapas: 

(1) o embrião que é a ideia do produto e/ou serviço; (2) desenvolvimento que retrata o estudo do mercado, do produto e da viabilidade;  (3) a forma que são as idéias da empresa e o alvo os objetivos precisos a serem alcançados. 

É neste momento que as oportunidades aparecem, pois a pessoa já consegue visualizar bem suas ideias e começa a estudar as possibilidades de pô-las em prática.

3 IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES

            Identificar uma oportunidade é o primeiro passo para uma pessoa que quer se tornar um em­preendedor, para tanto ela tem que saber diferenciar oportunidade de ideia

Segundo o Dicionário Aurélio “oportunidade é ocasião, ensejo, lance, circunstância adequada ou favorável, conveniência”. Por sua vez,  ideia “é a representação mental de uma coisa con­creta ou abstrata, elaboração intelectual, concepção

A oportunidade para o empre­endedor é a concepção da ideia, e a ideia por si só não produz se não tiver a ocasião para pô-la em prática. Segundo Timmons 

“uma ideia não passa de um instrumento na mão de um empreendedor. Da mesma forma como um pin­cel pode gerar uma obra-prima ou medíocre, depen­dendo das mãos que o utilizam, uma ideia depende de um bom empreendedor para se transformar em um negócio de sucesso”.

            Os empreendedores ficam imersos na cria­ção dos novos negócios, passam horas pensando, planejando, estudando o ambiente para a partir de toda análise poder começar o negócio. O processo de identificação de oportunidades começa nesse estudo, é ele que irá mostrar qual o ambiente que a nova empresa irá focar.

            Segundo o prof. Fernando Dolabela, as oportunidades podem ser identificadas através das seguintes posturas ativas :

• Brainstormings;
• Estudos de áreas geográficas;
• Estudo de setores;
• Estudos de indústrias específicas;
• Estudos prospectivos;
• Estudos do ambiente tecnológico;
• Análise de pauta de importação;
• Análise de transformações e tendências de mer­cado;
• Mercados emergentes;
• Desenvolvimento dos hábitos prospectivo (anteci­par os acontecimentos) e pró-ativo (tomar a iniciati­va, enxergar oportunidades);
• Análise de empresas/setores como cadeia de processos ou unidades de negócios;
• Análise dos movimentos demográficos.

Brainstorming é uma palavra que significa um avançado método para encontrar ideias. É a criação de novas ideias incomuns em um grupo de pessoas o que permite estimular a criatividade e identifica­ção de oportunidades de negócios. Uma ieéia é um somatório de brainstorming.

Os estudos das áreas geográficas é uma análise precisa do ambiente onde se pretende instalar o novo negócio, por exemplo, o arranjo produtivo local. Os estudos das industriais seguem o mesmo processo, focam em atividades fins como, por exemplo, tele­fonia celular, internet

Os estudos dos recursos renováveis e não-reno­váveis é uma análise profunda sobre a matéria-prima que irá ser utilizada, é através de estudos como esses que foi projetado o Projeto do Biodisel, por exemplo. 

Estudar o ambiente tecnológico segue o conceito anterior, só que utiliza de recursos de Tecnologia da Informação mais intensamente inovações emergentes (RFID, Internet das coisas, Inteligencia Artificial...)

A pauta de importações e suas variações é uma análise macroeconômica que fornece dados relevan­tes sobre importação e custos decorrentes desse pro­ces.so

As transformações e as tendências de mercado é um estudo do comportamento do consumidor e de fatos que possam ser importantes para a economia e para o mercado, por exemplo, a participação da mulher na força de trabalho. 

Analisar os mercados emergentes é a maneira de descobrir novos nichos logo na iniciação, áreas como educação, lazer, saúde possuem grande abrangência de nichos que ainda podem ser inicializados.

O empreendedor deve desenvolver hábitos pros­pectivos e pró-ativo, pois dessa forma terá a visão, e logo em seguida iniciar o negócio, ter ambição, ser audacioso. 

Neste contexto descrito por Chiavenato, identifica-se que não é difícil ser empreendedor, ape­nas é necessário que o futuro empresário visualize suas idéias e procure estudar o ambiente no qual ele deseja se instalar.

O importante é procurar não fazer o mesmo que os demais, dessa forma, o mercado torna-se saturado do produto e o risco de o negócio não dar certo é maior, é preciso correr o risco da inovação, criar para se ter diferencial de mercado.

 

Da idéia à Oportunidade

Ter uma excelente idéia. Mas, e agora?  Como saber se, mais do que uma idéia, você identificou uma oportunidade de fazer seu negócio dar certo, e obter o lucro desejado?

Idéia

Oportunidade

  • É Criada
  • É identificada
  • Primeiro momento – brainstorm
  • Segundo momento – análise do ambiente, mercado, concorrência, estratégia de lucro
  • Baixa capacidade de organização e realização
  • Alta capacidade de organização e realização
  • Acha que dá lucro
  • Prova que dá lucro
  • Valor econômico desconhecido
  • Valor econômico mensurável

Visite: http://www.globalventures.com.br/opo.htm

 

Qual a diferença entre Idéia e oportunidade?

Há uma grande diferença entre idéia e oportunidade. Não enxergar estas diferenças é uma das grandes causas de insucesso. A confusão é muito comum entre os empreendedores iniciantes. Identificar e agarrar uma oportunidade é, por excelência, a grande virtude do empreendedor de sucesso. É necessário que o pré-empreendedor desenvolva essa capacidade, praticando sempre. Atrás de uma oportunidade sempre existe uma ideia, mas somente um estudo de viabilidade, que pode ser feito através do Plano de Negócios, indicará seu potencial de transformar-se em um bom negócio.


TEXTO ADAPTADO PARA OS PROPÓSITOS DA DISCIPLINA EMPREENDEDORISMO I