E agora falo um pouco de mim mesmo ….
” Nasci em Santos, Estado de São Paulo (Brasil) no terceiro dia de um luminoso mês de abril.
No abrigo de uma família de imigrantes italianos, cresci ao som da tarantela e tive na figura do avô paterno o sentido profundo de um núcleo familiar, com muita música e alegria.
Meu avô paterno agregava todos nós: meus pais, tios, tias, primos, primas…
Formando uma grande família viviamos em um enorme sobrado, no antigo bairro do Mercado, vizinho ao porto de Santos. Neste sobrado que eu nasci. E como dizia o poeta Mário Quintana, nascer foi “…a principal coisa que me aconteceu”.
Mais tarde, graças aos sacrifícios de minha mãe formei-me no curso de Química Industrial, no “colégio dos meninos ricos”, como ela dizia, em sua peculiar simplicidade.
Adquirida autonomia, a vida acadêmica, na Faculdade de Filosofia de Santos (hoje UNISANTOS) e na UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (Instituto de Química) ampliou a minha visão de mundo e me abriu novas perspectivas profissionais.
O magistério, em nível médio e depois superior, foi um salto. Percebi muito cedo o espaço sagrado que é uma sala de aula. Com esta descoberta removi limites e transgredi o discurso pedagógico convencional.
A sala de aula passou a ser para mim um lugar de encantamentos onde se desvenda a complexidade do universo, se estimula a descoberta de si mesmo, do outro e da realidade que vivemos. Estas são as condições para o equilíbrio interior. OOOOhhhhhhhhhh !!!!
Como bolsista do Governo do Canadá (1988-1991) me aproximei do prof. Pierre Dansereau, do Instituto de Ciências do Ambiente (ISE) da UNIVERSIDADE DE QUÉBÉC, em Montreal. Dele ficariam inúmeras lições, na área de ECOLOGIA HUMANA, e a mensagem essencial de um verdadeiro modelador de almas:
– Alfredo, você nunca conseguirá ensinar nada a alguém sem conhecer profundamente este alguém…
Outras experiências internacionais como professor convidado em universidades de Portugal, Argentina e Venezuela completaram minha escalada profissional no nível acadêmico.
Hoje, com toda esta experiência de vida minha proposta é contribuir na criação de ambientes de bem viver, difundir a importância busca da felicidade e do bem-estar na vida pessoal e profissional e estimular a criatividade e a inovação.
Santos, 03 de abril de 2014″